Krav Maga / Graduação

Graduação

Ordem das Faixas

O ser humano, por vários motivos, precisa de símbolos para sentir que está avançando, progredindo. Por isso, o ensino do Krav Maga no mundo civil segue um sistema de graduação por cores de faixas, similar ao das artes marciais. Os módulos de cursos para o mundo da segurança não obedecem a este esquema de graduação.


ORDEM DAS FAIXAS E TEMPO MíNIMO DE PERMANÊNCIA EM CADA UMA



*A Faixa Vermelha 10º dan seria um título que caberia a quem fosse nomeado o sucessor do criador do Krav Maga. Imi, antes de seu falecimento, não nomeou sucessor.

O ensino do Krav Maga está dividido em duas partes:

A primeira que vai da faixa branca à faixa azul, onde se aprende as técnicas de defesa pessoal;
E a segunda, que vai da faixa azul à faixa preta, onde se aprende as técnicas de combate corpo-a-corpo, técnicas de combate militar e exercícios mais complexos.

A seguir, uma breve descrição de cada faixa.


Faixa Amarela

Nesta fase inicial, é importante aprender os movimentos com muita atenção em seus detalhes. Vamos encontrar os primeiros movimentos de soltura e ataques. A maioria destes movimentos podem ser aplicados em qualquer tipo de agressão à curta ou média distância.

Deve-se praticar os golpes várias vezes, em movimentos lentos. Tendo assimilado os exercícios em todos os seus detalhes, aumente a velocidade o máximo possível. E lembre-se: apenas a repetição do exercício resultará, de forma crescente, em um melhor desempenho.


Faixa Laranja

Ao chegar à faixa laranja, o aluno deverá ter total domínio dos exercícios de primeiros ataques já ensinados e deverá ser capaz de usá-los com muita eficiência e velocidade. Aqui, irá aprender exercícios mais complicados para curtas distâncias, o que irá exigir uma reação muito mais rápida.

Conhecerá séries de golpes para todas as direções, com respostas para agressões com distâncias um pouco maiores e, no final desta fase, irá ter os primeiros contatos corpo-a-corpo.


Faixa Verde

Se nas primeiras duas fases o aluno aprendeu solturas e ata-ques, nesta irá encontrar defesas ainda mais rápidas e objetivas para todos esses ataques. O aluno irá precisar voltar a treinar todos os movimentos que aprendeu até aqui e executá-los com o máximo de eficiência.

Aumenta a dificuldade do preparo físico e há uma busca de maior velocidade nos movimentos.


Faixa Azul

Nesta fase, o aluno precisa apresentar velocidade, coordenação motora e força de explosão. Na faixa azul, o aluno encontra pela primeira vez defesas contra armas brancas e armas de fogo. Entra na segunda etapa de aprendiza-do, a parte de combate corpo-a-corpo, com ou sem a ajuda de armas ou objetos.


Faixa Marrom

Além dos exercícios contra dois, três ou mais atacantes, o aluno irá adquirir os primeiros conhecime-ntos básicos de combates militares corpo-a-corpo.

03/2013 - KRAV MAGA - DEFESA PESSOAL PARA MULHERES 2013

Confira

02/2013 - KRAV MAGA - Brasil - FSAKM - Mestre Kobi - Vid2

Confira