Krav Maga / O Krav Maga

Forças de Segurança

PARTICULARIDADES: POR QUE O TREINAMENTO É DIFERENTE?

Forças de segurança - militar, policial ou segurança privada, deparam-se com situações, objetivos, níveis de risco e exigências, totalmente distintas do mundo civil; e por conta disso, o treinamento em Krav Maga deve acontecer de modo diferenciado das aulas regulares em academias, considerando características e particularidades do universo da segurança como:

•As técnicas de defesa devem garantir a proteção pessoal e a de terceiros;
• O tempo disponível para capacitação de um profissional de segurança é muito curto;
• Cada unidade se depara com situações muito diferentes uma da outra, em sua natureza e exigência;
• O profissional de segurança, devido à natureza de seu trabalho, carrega equipamento com peso que pode chegar até 40kg ou mais, dependo da unidade,
• Muitas unidades utilizam vestimenta como botas e coletes à prova de bala que dificultam seus movimentos.

DESENVOLVENDO O AUTOCONTROLE

O primeiro passo na preparação do profissional de segurança em Krav Maga deve ser o auto controle, que incluí 4 pontos:

1. Controle emocional (emoções);
2. Controle motor (movimentos);
3. Controle racional (pensamentos);
4. Controle reacional (dosar reações).

O controle emocional juntamente com o controle racional (1 e 3) irá ditar o controle reacional(4), na medida que serão responsáveis pela tomada de decisão sobre qual reação será mais adequada para a situação evidenciada. È preciso lembrar que o que salvará vidas será o movimento certo preciso e eficaz a ação; controlada e pensada. Essa é a forma profissional de lidar com os riscos do dia a dia da função do agente de segurança.

O controle motor (2) está dividido em duas partes:

1. Realizar o movimento conforme à necessidade;
2. Preparar o corpo para absorver qualquer tipo de impacto.

LIDANDO COM O CONFLITO

Dividimos uma situação de conflito em 6 fases:
1. Percepção de risco no ambiente
2. Essa informação é enviada para o cérebro
3. O cérebro identifica o problema
4. Decisão do próximo passo
5. O cérebro ordena os músculos para acionar uma reação
6. Reação

No momento da reação é preciso considerar:
• Como não entrar em área de perigo;
• Não descartar a possibilidade de mudar a forma de atuação;
• Usar equipamentos ou simples objetos que podem auxiliar na atuação;
• Usar o próprio corpo como instrumento de defesa e ataque.

A preparação do agente para o momento da reação engloba: treinamento de aprimoramento de visão periférica e classificação, velocidade de raciocínio, e o movimento instintivo, que é o resultado da junção dos itens 3, 4, 5 e 6; adquirido através de conhecimento técnico (as técnicas aprendidas) e conhecimento da situação (com simulações de situações reais).

CORPORAÇÕES POLICIAIS

No mundo atual, onde a criminalidade apresenta um alarmante nível de agressividade, é comum o policial se tornar um alvo, por representar um oficial de comando, uma autoridade. Considerando esse agravante da vida de policial, o treinamento precisa atingir dois objetivos:

• Torná-lo capaz de sobreviver nas violentas situações encontradas;
• Fazê-lo sentir-se capaz de enfrentar qualquer situação.

A autoconfiança é essencial para o desempenho de sua função, pois os desafios constantes devem ser enfrentados com a postura vinda do orgulho profissional. Para chegar a atingir os dois objetivos colocados, o treinamento deverá torná-lo capaz de lidar com as inúmeras dificuldades que acompanham o serviço nessa profissão.

Para aprender a utilizar as técnicas ensinadas no curso em situações reais, as simulações são realizadas sob intenso stress físico e mental, levando-o ao extremo, e assim condicionando o policial para atuar com eficácia, guardando a proporção da ação com segurança.

Além de toda a preparação, não podemos esquecer de trabalhar o lado humanitário da profissão, que significa tratamento respeitoso e cortes com os cidadãos, inclusive com infratores.

Todos esses conceitos e capacitações são trabalhados nos cursos de forma massiva e intensiva, resultando em qualificação do profissional: confiante, consciente e eficiente, que retorna para casa com segurança.

Clique aqui e conheça os Cursos Direcionados para Corporações Policiais.

CORPORAÇÕES MILITARES

As Forças Armadas de um país tem uma função clara: garantir a segurança de uma nação, esse é o bem maior, acima de tudo. Em uma corporação militar, as unidades recebem missões, que devem ser cumpridas com sucesso. Avançar, conquistar, cumprir a missão, relatar o sucesso: assim funciona a filosofia militar.

Em forças de elite, a capacidade de avaliação e julgamento de uma situação deve ser precisa e rápida, conduzindo a unidade ao cumprimento da missão; com a determinação disciplinada, fortalecida pela sensação de invencibilidade, onde cada soldado sente que é capaz de realizar essa ou qualquer outra missão que apareça, independente de riscos e dificuldades que irão encontrar. Tudo isso, deve ser considerado na preparação do soldado.

Para se alcançar esse tipo de preparação, é necessário que o treinamento tenha uma doutrina muito precisa e objetiva, que, somado ás dificuldades impostas da formação básica do soldado, devem ensinar técnicas com didática apropriada, que o prepare em pouco tempo para exercer suas funções com a segurança e confiança que garantam o sucesso da missão e sua integridade física.

O Krav Maga para corporações militares possui uma didática específica e programação direcionada para cada tipo de missão, expondo as situações que sua unidade irá enfrentar e preparando as unidades através de simulações de situações reais, com soluções inteligentes para sobreviver às situações de perigo.

O soldado não aprende várias técnicas e as adapta nas batalhas que enfrenta; mas aprende, em cenário similar ao que irá encontrar em seu serviço e utilizando o mesmo vestuário e equipamento diário, as técnicas que deve utilizar e como aplicá-las com facilidade.

Essa proximidade do treinamento com a realidade, e o stress produzido durante os treinos, permite que o soldado atue com segurança e eficiência nas situações reais de seu dia a dia. O treinamento do Krav Maga para corporações militares possui outra grande vantagem; consegue preparar unidades após pouco tempo de treinamento.

Com um histórico de sucessos e vitórias, o Krav Maga já foi adotado por corporações militares em vários países, combatendo os males de nossos tempos com técnica e precisão. No link Quem faz, veja as entidades que autorizaram a divulgação de treinamento que receberam.

Clique aqui e conheça os Cursos Direcionados para Corporações Militares.

SEGURANÇA PRIVADA: PATRIMONIAL E PESSOAL

Os homens que trabalham na segurança privada exercem sempre uma dupla função. É muito comum que homens de segurança em Shopping Center, acumu-lem a função de posto de informação; as-sim como o agente de Segurança Pessoal também se torna responsável por vários detalhes da rotina do VIP, e assim aconte-ce em vários ramos da segurança privada.

O treinamento do agente de segurança privada deve proporcionar o conhecimento necessário que o torne capaz de contornar qualquer situação de agressão, com o máximo de segurança, elegância e descrição; resolvendo situações com rapidez e causando mínimo de dano ao agressor.

Trabalhando corretamente, evita a possibilidade de pânico, preserva as instalações e imagem do estabelecimento ou do VIP a quem presta serviço e a imagem da empresa para quem trabalha.

Clique aqui e conheça os Cursos Direcionados para a Segurança Privada.

QUEM FAZ

Clique aqui e veja quem adotou as técnicas do Krav Maga.

03/2013 - KRAV MAGA - DEFESA PESSOAL PARA MULHERES 2013

Confira

02/2013 - KRAV MAGA - Brasil - FSAKM - Mestre Kobi - Vid2

Confira